segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Imperatriz da beleza - Helena Rubinstein

Eu, você, sua vizinha, a amiga da sua amiga, sua mãe, NÓS MULHERES, na maioria, somos apaixonadas por maquiagens e cosméticos, mais dificilmente nos perguntamos e aí?! De onde veio? Para onde vai?
Eu particularmente nunca tinha parado para pensar em como chegamos até o nível de desenvolvimento de maquiagens e produtos de cuidados com a pele, e eis que me deparo com a história de Helena Rubinstein na Vogue Brasil de setembro, de verdade, estou encantada.


Mulher excepcional, exigente, curiosa, elegante, Helena Rubinstein, a “imperatriz da beleza”, como ficou conhecida, conquistou mulheres, democratizando a cosmética com seus produtos de qualidade e comprovados efeitos, e transformando sua grife, carinhosamente chamada de HR, em um ícone do segmento.
Helena era uma mulher a frente do seu tempo
-
A história
A história começou no dia 25 de dezembro de 1871, na Polônia (região da Cracóvia), quando nasceu Chaja Rubinstein, que mais tarde adotaria o nome de Helena. Motivada por uma incrível determinação, ela parte aos 18 anos de idade para a Austrália com o objetivo de trabalhar na casa de um boticário. Lá, a jovem polonesa, através de muitas pesquisas, criou e desenvolveu fórmulas inovadoras e ungüentos, passando à vendê-las por correspondência, até criar o Valaze, um creme de tratamento facial, formulado à base de ervas, que se transformou em um enorme sucesso e lhe abriu as portas para uma nova vida, inaugurando assim seu império do setor de beleza e revolucionando os conceitos de tratamentos tradicionais.
-
O produto facial fez sucesso imediato entre as mulheres daquele país, pois tinha um efeito restaurador e suavizador nas peles ressecadas e queimadas pelo sol. Era uma receita, até então guardada a sete chaves, de um húngaro amigo de sua família, especialista em cosméticos. Foi Helena quem também introduziu a inovadora classificação entre peles seca, normal e oleosa, que até hoje serve de parâmetro na indústria internacional de cosméticos. Isto ocorreu em 1902, ano em que Helena Rubinstein abriu o primeiro instituto de beleza do mundo na cidade australiana de Melbourne, associando pela primeira vez na história a dermatologia à cosmética. “Toda mulher pode ser bonita. Bastam 15 minutos diários e 5 dólares ao ano em creme facial”, ludibriava Helena Rubinstein. Seus cremes, considerados milagrosos, faziam mais do que hidratar, suas fórmulas chegaram a ser consideradas milagrosas ao combater rugas e os efeitos do vento e do sol sobre a pele. Estas fórmulas seriam retomadas mais tarde por toda a indústria cosmética mundial.
-
O segundo instituto foi inaugurado na cidade de Paris em 1906, e, um terceiro, localizado em Mayfair, bairro elegante de Londres, no ano de 1908. Em 1915, mudou-se para Nova York, onde solidificou seu império. Somente a partir de 1917, começou a fabricar e distribuir seus produtos em grande escala. Depois da Primeira Guerra, ofereceu cosméticos personalizados a suas clientes, determinando o tipo de pele de cada uma delas. Ela também foi responsável pelo conceito de regime imposto às mulheres. Trabalhadora incansável, Helena Rubinstein criou o conceito de beleza saudável, lançando hidratante suave, pó-de-arroz e base coloridos, e foi a primeira a produzir uma linha de cosméticos exclusiva para os homens.--
À frente de seu tempo, Helena Rubinstein foi uma grande pioneira na indústria da beleza, ao distribuir seus produtos em lojas de departamento e a criar a profissão de consultora. Foi no período da Grande Depressão Americana que ela inaugurou salões e lojas em doze grandes cidades americanas. Em 1932 a HR (como a marca ficou mais conhecida) trouxe os primeiros produtos para o Brasil. Em 1953, ela inovou novamente ao criar a Fundação Helena Rubinstein, sediada em Nova York, que patrocinava projetos que visavam os direitos e o bem-estar das mulheres e das crianças, e o desenvolvimento da educação, da ciência e da cultura. “Fiquei rica graças às mulheres, portanto esse dinheiro deve ser usado para o benefício delas e de seus filhos”, dizia ela, dona de um espetacular acervo de arte com obras de Matisse, Dalí e Picasso, que ficavam expostas numa galeria de sua cobertura, em Nova York.-
-
Em 1956, levou um elemento ativo biológico para seus cremes, com o composto GAM, que conservava os tecidos. A partir daí, todo cosmético seria regenerador e teria a ciência moderna em suas fórmulas. Isso deu início a uma verdadeira corrida por desenvolvimento de tecnologias. Surgiu o colágeno como princípio ativo e começaram as linhas anti-envelhecimento. A visionária da beleza morreu no dia 1 de abril de 1965, deixando um legado para o segmento de beleza: a marca HELENA RUBINSTEIN. Mais de duas décadas depois, a grife HR foi adquirida pelo Grupo L'Oréal que continuou mantendo os mesmos princípios defendidos por sua criadora: linhas de produtos oriundos de uma pesquisa apurada, baseada na tecnologia mais avançada e num conhecimento cada vez mais aprofundado dos mecanismos do funcionamento da pele.
-
-
Desde então as novidades introduzidas pela marca continuaram surpreendendo o mercado como o Force C, um creme anti-envelhecimento, que utiliza de forma pioneira a Vitamina C para amenizar, ou mesmo reverter, os efeitos perversos dos radicais livres, lançado em 1995; e o Existence Firmnesse, um produto que proporciona maior firmeza à pele utilizando em sua formulação o soro; introduzido em 1997.-
 Beikkk




O
Beijos e até o próximo post <3 -

6 comentários:

  1. não conhecia essa marca! Assim, ja tinha visto alguns produtos mas nunca tinha parado pra ver realmente ver e experimentar...

    pelo visto a marca vai longe ne?

    beijão!

    http://www.elasopensaemmaquiagem.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tati, eu fiquei encantada com a história da marca e da Helena, estou pensando em fazer uma série de posts neste estilo, como blogueira mais experiente o que você acha?! Obrigada pela visita, beijos!

      Excluir
  2. Não tô lembrada ao certo. Mas acho que já vi algum post/artigo sobre essa marca, não me recordo aonde.
    Gostei do post! Muito obrigada pela visita no blog ;)
    Bjokas Wanessa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Vanessa,
      Eu vi boas resenhas sobre os produtos da marca, e na Vogue de setembro/13 teve um artigo sensacional sobre ela. Ps: Estou doida para ler o livro.

      beijos e obrigada pela visita.

      Excluir

Seu comentário está aguardando moderação.